Invenções brasileiras que seus criadores não levaram o crédito

Muitas ideias de sucesso já foram concebidas por mentes brasileiras, umas de suprema importância para a vida atual, infelizmente em algumas delas nossos inventores não foram creditados. Relembre ou conheça algumas delas.


O avião
Talvez esta seja a mais famosa, apesar dos créditos terem sido dados aos irmãos Wright, exceção da França cuja a invenção foi atribuída a Clément Ader. Mas o que realmente se destaca no 14-Bis de Santos Dumont foi ter tido a decolagem autopropulsada, coisa que os demais não possuíam.

A máquina de escrever

14402823055_417ede0f27_z
Hoje em dia esta senhora está aposentada, mas já foi peça fundamental dentro de milhares de instituições privadas e públicas. Não é querer falar, mas se você tiver um certificado de datilográfia, meu amigo você está no mínimo beirando a quarta década, mas idade a parte, mais uma vez um invento que não teve os créditos concedidos ao seu inventor brasileiro.
A máquina de escrever nacional teria sido e inventada pelo padre Francisco João de Azevedo por volta do ano de 1861, era semelhante a um piano sendo possível teclar todas as letras do alfabeto e sinais ortográficos. Existe até uma especulação de um possível golpe, efetuado por uma agente que teria roubado a ideia e repassado a Christopher Sholes, este reconhecido como o inventor da máquina de escrever.

A primeira radiotransmissão

800px-Radio_ZRK_Eroica_cropped_background
O padre Roberto Landell de Moura efetuou sua primeira transmissão de voz utilizando um microfone eletromecânico juntamente com seu invento por volta de 1901, conforme patente. Infelizmente não teve apoio nacional e ficou esquecido por muito tempo na história do rádio. Quem levou os créditos? Um italiano Guglielmo Marconi, prêmio Nobel de física de 1909, anos depois perdeu posto de pai da radiotransmissão, por ter seu trabalho baseado em estudos e patentes de Nikola Tesla, que também efetuou pesquisas e experimentos sobre o assunto. Hoje a invenção do rádio não é atribuída a uma pessoa apenas, em algumas literaturas se encontra Marconi outros Tesla e outros até Landell.

Autor: M.F. Martins

Imagem em destaque sob licença de domínio público.

Imagens utilizadas para a montagem do banner e as  inseridas no post, Creative Commons

Comentários

comentários