Alfabetização digital, ensinando a pensar

     Conheça duas startups inovadoras na área da educação que estão investindo em alfabetização digital, a MadCode e a BitsBox. O objetivo destas empresas não é formar futuros programadores, mas utilizar deste campo de conhecimento para estimular o crescimento intelectual. Através de estudos e pesquisas, foi demonstrado que aprender a programar pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, o aumento do tempo de concentração, incentivar a criatividade, otimizar as tomadas de decisão e diversos outro benefícios.

     A MadCode é uma empresa brasileira que junto a especialistas nas áreas técnicas e pedagógicas, desenvolveu uma metodologia proprietária que estimula o ensino utilizando recursos como a programação, ela também oferece cursos em desenvolvimento de aplicativos, jogos e empreendedorismos. Hoje ela situa-se apenas em São Paulo, porém a meta da empresa para 2015 é aumentar seu número de unidades através de franquias.

      madcode-game-01

      A BitsBox é uma empresa fundada por ex-funcionários da Google, que criaram uma série de livros sobre programação voltada ao público infantil, o produto é comercializado através de assinatura mensal. A ideia é de que aprender a programar é equivalente a aprender uma língua nova, quanto mais cedo mais fácil é. O projeto que foi realizado através de financiamento coletivo ainda não chegou ao Brasil, mas com certeza com o ritmo e o caminho que as necessidades de ensino estão tomando, não irá demorar para que projeto e outros semelhantes cheguem ou sejam desenvolvidos por aqui.

 3001_bitsbox2

Autor: M.F.Martins

Fonte: BitsBoxMadCode,revistapegn, revistapegn

Comentários

comentários